*
Princípios de Geriatria e Gerontologia |
60h |
Conceituar e discutir o envelhecimento, a longevidade e a qualidade de vida; estudar as teorias do envelhecimento, fornecer informações sobre o histórico e desenvolvimento da geriatria e gerontologia no Brasil e no mundo; estudar os conceitos e metodologias atuais em geriatria e gerontologia e a atuação da equipe multiprofissional em instituições asilares, hospitais e centros dia. Políticas públicas de saúde, assistência social, educação, trabalho, cultura e lazer, programas e serviços da rede de atenção à pessoa idosa em todos âmbitos. Humanização, ética e bioética.
|
*
Aspectos Biológicos e Fisiológicos do Envelhecimento |
60h |
Processo de Envelhecimento Fisiológico; Envelhecimento Fisiológico; Envelhecimento populacional; Envelhecimento por senescência; Envelhecimento por senilidade; Principais Alterações Fisiológicas do Envelhecimento; Capacidade auditiva no envelhecimento; Tipos de perda auditiva na terceira idade; A importância do auxílio da família no processo de envelhecimento; Consequências da perda auditiva para os idosos; Capacidade visual no envelhecimento; Capacidade gustativa no envelhecimento; Alterações Biológicas do Envelhecimento; Aspectos cardiovasculares; Alterações vasculares no envelhecimento; Alterações cardíacas no envelhecimento; Aspectos respiratórios; Aspectos musculoesqueléticos; Aspectos neurofisiológicos; Aspectos imunológicos, digestivos e metabólicos.
|
*
Intervenções Fisioterapêuticas Geriátrica |
60h |
Ortopedia, Traumatologia e Reumatologia Geriátrica; Anatomia e fisiologia do envelhecimento musculoesquelético; Doenças Ortopédicas, traumatológicas; Doenças Reumatológicas; Avaliação Fisioterapêutica; Tratamentos fisioterapêuticos; Neurofisiologia e Neuropatologia Geriátrica; Neuroanatomia e Neurofisiologia; Neurofisiologia do envelhecimento; Doenças neurológicas na geriatria; Avaliação fisioterapêutica; Tratamento fisioterapêutico; Aspectos Cardiorrespiratórios na Fisioterapia Geriátrica; Anatomofisiologia cardiorrespiratória no envelhecimento; Avaliação cardiorrespiratória; Reabilitação cardiorrespiratória; Doenças pulmonares.
|
*
Fundamentos da Fisioterapia Gerontológica e Geriátrica |
60h |
Gestão de Equipes: Dirigir, gerenciar, coordenar e supervisionar equipe ou serviço de referência ao atendimento da pessoa idosa. Realizar consultoria gerontológica, elaborando um plano de gestão de cuidados e rotinas para a família e idoso; Multidisciplinalidade: Atuar em contextos multiprofissionais e interdisciplinares, na perspectiva da gestão de diferentes questões que surgem individual e coletivamente no processo de envelhecimento; Farmacologia: Farmacologia aplicada ao envelhecimento; Anamnese, Diagnóstico e Tratamento: Determinar as condições de inter consultas e de alta fisioterapêutica, incluindo plano de cuidados domiciliares. Registrar em prontuário: consulta, diagnóstico fisioterapêutico/cinesiológico-funcional, prognóstico fisioterapêutico, tratamento, evolução, inter consulta, intercorrências, planejamento de alta fisioterapêutica e plano de cuidados domiciliares. Prescrever, montar, testar, operar, avaliar e executar recursos terapêuticos tecnológicos, assistivos, de realidade virtual e práticas integrativas e complementares direcionados à população idosa, no âmbito da atuação da fisioterapia. Emitir laudos, pareceres, relatórios e atestados fisioterapêuticos. Próteses, órteses, dispositivos de tecnologia assistiva e acessibilidade para a pessoa idosa.
|
*
Síndromes Geriátricas, Primeiros Socorros e Fisioterapia Hospitalar |
60h |
Síndromes geriátricas: imobilidade, instabilidade postural, incontinência urinária, iatrogenia, incapacidade cognitiva e insuficiência familiar, suas implicações na capacidade funcional do idoso e atuação fisioterapêutica. Urgência e emergência à pessoa idosa. Realizar posicionamento no leito, transferências, sedestação, ortostatismo, deambulação, orientar e capacitar a pessoa idosa e seus cuidadores visando otimização, manutenção e recuperação da capacidade funcional. Estabelecer plano de cuidados integral e integrado aos idosos, com ou sem comprometimento da capacidade funcional. Estabelecer ações de cuidados ao fim da vida e paliativos aos idosos. Cuidados ao fim da vida e cuidados paliativos.
|
*
Disciplina obrigatória.
Total
|
300h
|